segunda-feira, 17 de maio de 2010

-> LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS

ALINE PATRÍCIA T. MACHADO;
ANA LUCIA JULIÃO MARTINS;
CLAUDENICE DOS SANTOS SOARES;
ELIDA MARIA SANTANA SILVA;
FABIANA DO NASCIMENTO SANTOS;
GERLÂINE INACIO SEVERO;
IVANILDO FIGUEIREDO;
RAQUEL CINTRA ROCHA.


Nas mais diferentes situações do nosso cotidiano – em casa, na rua, na escola, no trabalho, na lanchonete – convivemos com textos. Uma conversa entre pais e filhos, propaganda de um produto que ouvimos pelo rádio, uma historia em quadrinhos, um documentário, uma reportagem jornalística, uma receita, uma entrevista ao vivo na TV, um debate político. Quando falamos, também produzimos textos. Ou são textos apenas os escritos?


Alguns alunos não se envolvem nas leituras realizadas em sala de aula, outros fecham - se completamente ao saber, não querem participar e nada fazem para aprender. Esses casos se desenvolvem a partir de situações (uma criança tímida, desligada ou inquieta, por exemplo).

Por isso, é de fundamental importância que o professor realize formas mais originais que os alunos se relacionem e se aproprie do mundo, onde o professor também deve observar atentamente o aluno e fazer intervenções, sempre que qualquer tipo de desinteresse aparecer.

Os livros, revistas e os jornais são as formas mais originais que o aluno tem de se relacionar e de se apropriar do mundo. É lendo que ela se relaciona com as pessoas ao seu redor, aprendendo o tempo todo com as experiências que pode ter. São essas vivências, na interação com as pessoas de seu grupo social, que possibilitam que se aproprie da realidade, da vida em toda sua plenitude.

Os principais tipos de motivação são as intrínsecas, que vem do próprio aluno, a vontade de aprender e de buscar soluções para os problemas, a escola e a realização de tarefas que sejam atraentes e desafiadoras para ele.

Cada aluno aprende, em seu meio de convívio, especialmente na família. É importante que o professor tenha consciência disso para que possa superar suas próprias pré-concepções e retrabalhar algumas das noções que os alunos trazem de casa.

No contexto escolar, o objetivo é criar condições para que os alunos possam confiar no professor, pois, para propor atividades significativas em um processo de ensino e aprendizagem voltada a series iniciais, é necessária uma busca constante, a fim de que os resultados dessas práticas e concepções metodológicos alcances os objetivos almejados.
Pensamos na exposição de algumas idéias que possam contribuir de forma positiva na contínua socialização do tema leitura. Deste modo, compreendemos a necessidade de se fazer uma prática pedagógica enquanto alvo de questionamentos numa perspectiva de buscar respostas, alternativas que possam propiciar algo de concreto e produtivo. O professor deve estar ciente em sua prática pedagógica, não trazendo resquícios e tabus do passado, nem ser um mero transmissor de informações formais, mas sim ser um educador aberto a discussões e ao debate, buscando sempre a formação continuada. Nessa perspectiva, destacar – se que a leitura deve fazer parte constantemente dá prática pedagogia nas instituições infantil, por fundamental na formação do sujeito.

Para o futuro, recomenda – se que os professores sejam compreensivos e valorizem, a cada dia, o conhecimento de seus alunos. Que este trabalho seja de grande aproveitamento com relação ao enriquecimento e crescimento pedagógico e que beneficie a todos, fazendo com que a escola, cada vez mais, prepare bons leitores e, assim, possam atua na sociedade e transformá-la.

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